Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rhipsalis agudoensis N.P.Taylor DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-02-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Marianna Santos


Justificativa

Espécie endêmica do estado do Rio Grande do Sul (Zappi, 2013). É conhecida apenas por sua coleta-tipo do município de Agudo (Machado, 2009) que data da década de 80 (Santos, com. pess.). Foi registrada uma ocorrência no estado do Rio de Janeiro, porém trata-se de um erro de identificação taxonômica, dado que a coleta oriunda do estado do Rio de Janeiro é referente a Rhipsalis triangularis, espécie que de fato ocorre na região (CNCFlora, 2013). A escassez de informações sobre o táxon corrobora com a necessidade de investimentos em pesquisa e expedições a campo, a fim de levantar a real distribuição geográfica da espécie, bem como a descoberta de novas subpopulações e seu real estado de conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rhipsalis agudoensis N.P.Taylor;

Família: Cactaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Cactaceae Syst. Init. 16: 12 (11 Oct. 2003).

Distribuição

Endêmica do estado do Rio Grande do Sul (Zappi et al., 2013), encontrada no município de Agudo (Machado, 2009).

Ecologia

Cacto epífito de caules pendentes, com segmentos de cresimento determinado, achatado, com até 15 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro, crenado nas bordas. Possui flores brancas, com até 2 cm de diâmetro, nascendo em grupos nas aréolas. Frutos magenta-rosados, globosos, com até 6 mm de diâmetro (Machado, 2009).

Ações de conservação

2.1 Site/area management
Situação: needed
Observações: Necessidade de redescobrir esta espécie na natureza já que não foi registrada novamente desde a coleta do material tipo na década de 80 (Santos, com. pess.).

Referências

- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M.; SANTOS, M.R. 2013. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB1682)

- MACHADO, M.C. Cactaceae In GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 118-126.

Como citar

CNCFlora. Rhipsalis agudoensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rhipsalis agudoensis>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 20/11/2014 - 13:01:21